O Ministério da Educação vai alargar o Plano Nacional de Leitura ao ensino pré-escolar, ao distribuir livros específicos de apoio aos alunos destes nível de ensino, um anúncio feito no Dia Mundial do Livro.
«Isto significa que as salas do pré-escolar serão apetrechados com livros adequados às idades das crianças para que as educadoras possam desenvolver com eles as competências de leitura», explicou a ministra da Educação.
Presente na Conferência Nacional de Educação de Infância que decorre até sexta-feira, Maria de Lurdes Rodrigues garantiu que serão abertas mais 300 salas para o pré-escolar em parceria com instituições privadas de solidariedade social e autarquias. «Isto é muito importante. O modelo com que foi lançado o pré-escolar foi uma das garantias do seu êxito e do seu sucesso», acrescentou a titular da pasta da Educação, que confirmou ainda o lançamento de mais uma iniciativa para a promoção da leitura. «É uma iniciativa que envolverá os centros de saúde e os hospitais pediátricos, oferecendo aos pais não apenas recomendações relacionadas com a alimentação e cuidados de saúde, mas também estes cuidados de desenvolvimento das competências em leitura», explicou. Esta iniciativa envolverá ainda a oferta de livros a todos as famílias que tenham crianças até aos três anos aquando das suas idas aos centros de saúde e pediatras. Fonte: TSF - 23-4-009Etiquetas: Bibliotecas Escolares, Livros e afins, Livros e Leitura, Plano Nacional de Leitura, Promoção da Leitura |